DestaquesThiago Chiericatti

Berinjela Parmegiana

Berinjela Parmegiana

Berinjela Parmegiana

Por Chefe Thiago Chiericatti

Ao contrário do que pensam a origem do nome “parmegiana” não tem ligação alguma com a cidade de Parma na Itália, mas deriva do termo parmiciana.

Que significa um conjunto de tiras de madeira que se sobrepõem formando uma persiana, que neste caso são as fatias de berinjela.

Pelo que sabemos hoje a casa da parmegiana de berinjela é da Sicília, onde pode-se encontrar a berinjela típica para preparar a parmegiana, as do tipo petrociane, termo qual que dá origem (de acordo com os sicilianos) ao nome deste prato.

Ingredientes: (6 porções) – 1,5 kg de berinjela – 1/2 cebola – 500 g de queijo caciocavallo (se você não achar use o provolone) – 2 colheres de extrato de tomate – 1,4lt de passata de tomate – Algumas folhas de manjericão fresco – 150 g de queijo ralado (de preferência parmigiano reggiano) – Azeite extra virgem – 100 g de sal grosso – 1 dente de alho – Sal fino à gosto – Óleo de cozinha para fritar as berinjelas.

Como preparar: Para preparar a berinjela a parmegiana comece a partir do molho de tomate. Em uma panela adicione um pouco de azeite e refogue o alho e a cebola.

Deixe refogar um pouco, junte a passata e o extrato de tomate dissolvido em um pouco de água, adicione então o sal e a pimenta à gosto e deixe cozinhar até que o molho fique denso.

Quando o molho engrossar, adicione as folhas de manjericão e desligue o fogo. Corte o queijo caciocavallo em fatias finas, em seguida lave e seque as berinjelas depois tire as suas extremidades e corte as berinjelas em fatias de cerca de 1 polegada de espessura, para o sentido do comprimento.

Coloque as fatias em uma peneira grande e polvilhe com sal grosso por cima. Deixe as berinjelas ali por pelo menos 1 hora até elas percam o líquido amargo que elas possuem por dentro. Após este tempo, retire as berinjelas e enxague abundantemente com água corrente e seque-as bem. Em uma panela grande coloque óleo e em seguida frite as berinjelas. Lembre-se de fritar elas um pouco de cada vez para não baixar demais a temperatura do óleo, virando-as de ambos os lados.

Assim que elas estiverem fritas, coloque-as entre folhas de papel absorvente para tirar o excesso de óleo. Pegue então uma assadeira de 15×20 cm e unte o fundo dela com óleo. Adicione no fundo da assadeira um pouco do molho de tomate e comece a colocar a berinjela. Siga sempre essa sequência: 3 fatias de berinjela, um pouco de molho, queijo ralado e algumas fatias do queijo caciocavallo.

Continue até que todos os ingredientes serão usados, terminando com as berinjelas por último. Cubra com o molho restante e o queijo parmesão ralado. Leve a parmegiana ao forno preaquecido a 200° e asse por 40 minutos (se for um forno ventilado, asse a 180° por 30-35 minutos).

Quando a parmegiana estiver pronta, deixe ela no forno desligado alguns minutos para repousar. Depois basta servir. Quente ou fria a parmegiana é sempre uma delícia! Com qual vinho combinar. Mesmo sendo um prato “pesado”, a Berinjela à Parmegiana é um prato de verão e por isso combina muito bem com vinhos brancos como o Greco di Tufo ou o Pinot Grigio.

Se você é daqueles que não conseguem ficar sem um vinho tinto, te aconselhamos um vinho com a mesma origem do prato: o siciliano Frappato.

Se você como eu gosta de arriscar, te aconselhamos uma combinação surpresa muito agradável: o vinho tinto Schiava do Alto Adige.

Um vinho de verão que purifica e limpa o paladar, tornando agradável até mesmo a nota ligeiramente amarga da berinjela. Um amor talvez improvisado, que até pode não agradar a todos mas que te pega de jeito e envolve sem pensar.

Confira mais receitas do chefe:

Receita de prato completo

Receita de Frango com Quiabo

 

Lucas Machado

Lucas Machado

Escritor, profissional de Marketing e Comunicação.

Anterior

Profissão Morcego

Próximo

Casa Bonomi