DestaquesDestrinchando

BEM SUCEDIDO

BEM SUCEDIDO

BEM SUCEDIDO

Foto: Destrinchando

Destrinchando

Por Saulo Arruda

O que é ser uma pessoa bem-sucedida?
Depende dos olhos de quem vê ou somente do nosso sentimento?

Seguramente, eu tenho a minha definição sobre o sucesso, mas confesso que venho lapidando este entendimento à medida que amadureço.

Não pretendo com este texto, indicar o melhor significado do termo bem-sucedido, mas mostrar o que acredito, o que sinto, o que aprendo e tento melhorar dia a dia.

Comecemos a leitura refletindo sobre a frase: Imagine que “no último dia de sua vida, a pessoa que você se tornou ao longo do tempo se encontrasse com a pessoa que você poderia ter sido” (autor desconhecido)

Uma frase que nos permite algumas perguntas: Encontraremos com uma pessoa melhor ou pior? O que devemos conquistar? O que devemos abrir mão? Para onde devemos ir

Fazendo a minha reflexão e baseado em minhas crenças e valores, listo então 12 pontos que podem contribuir para nos tornarmos pessoas mais felizes, justas e bem-sucedidas.

1. Cuide do seu corpo, você mora nele.
Aqui é o começo de tudo! Sou testemunha de que uma alimentação equilibrada e atividade física regular são o primeiro passo para uma longa jornada.

2. Pense a longo prazo.
“Você só vive uma vez, mas se você fizer isso bem, uma vez será suficiente.” – Mae West. Pessoas bem-sucedidas fixam metas de longo prazo e vão conquistando seus objetivos com bons hábitos no curto prazo, ou seja, diariamente. Para ilustrar, não malhe para ter o corpo de verão, exercite para ser quem você é.

3. “Pense Grande”.
As pessoas se sentem seguras e inspiradas ao redor de quem pensa grande. Quando brilhamos, inconscientemente, permitimos que pessoas ao nosso redor também brilhem. À medida que vencemos os nossos medos, contribuímos para que outros também os vençam. Escrevo isso porque não podemos “passar por aqui” sem contribuir para a melhoria da nossa espécie.Os bem-sucedidos compartilham conhecimento!

4. Livre-se das suas desculpas.
Seja responsável pela sua vida! O sucesso está nas atitudes positivas e não importam seus erros do passado, suas fraquezas e como tudo começou. Comandar nossas vidas pode ser perigoso, mas é motivador! Vá experimentando isso até se sentir seguro para “saltar-se ao seu comando”.

5. Permita-se uma mentalidade aberta às mudanças.
Este é um grande exercício! Evoluímos quando aprendemos novas habilidades e as combinamos com criatividade. O talento sem movimento não gera o sucesso pleno, afinal uma habilidade exercitada supera uma vocação pouco trabalhada.

6. Não existem milagres.
“Todos os dias, em todos os sentidos, eu estou ficando cada vez melhor” – Émile Coué. Tenho um amigo que sempre posta no Facebook “1% melhor a cada dia” Pessoas bem-sucedidas melhoram todos os dias e se livram rapidamente das frustrações para não serem contaminados. Novamente: Foco a longo prazo e melhorias constante a curto prazo.

7. O perfeccionismo é um risco.
Não estou afirmando que o perfeccionismo seja errado, mas acredito mais no “Feito é melhor que perfeito”, “o ótimo é inimigo do excelente” e “Mover-se é melhor que ser perfeito.” O medo de falhar não pode nos impedir de atuar. Não tenha pressa, mas não perca tempo.

8. Foque naquilo que você é bom e evite ser generalista ou ter multitarefas.
Escolha uma única coisa, uma especialidade, um atributo, um talento e persiga os seus objetivos. Dedicar-se boa parte do seu tempo, manter-se comprometido, negociar em prol de um tema mais restrito e estar presente são indispensáveis para ser bem-sucedido.

9. Impossível controlar tudo.
Saiba identificar as situações que não podem ser controladas para então focar em dominar a si mesmo diante dessas circunstâncias. Isso é fantástico: Numa ultramaratona, o tempo mudou drasticamente e precisaram alterar boa parte do percurso. Isso foi uma situação incontrolável que afetou todos os atletas. Foram beneficiados aqueles que aceitaram a mudança e tiveram autocontrole diante das alterações impostas pela natureza.

10. Saiba dizer NÃO para fatos que te afastam dos seus objetivos.
Pessoas bem-sucedidas sabem que para alcançar seus objetivos, terão que dizer NÃO a tarefas, atividades e demandas que não estejam alinhadas com os seus propósitos. No curto prazo, talvez sacrifique algo, mas quando seus objetivos começarem a dar frutos, terá valido a pena. Muita atenção para manter as pessoas que você ama compreendendo os seus momentos e de alguma forma retribuídas e assistidas. Isso também faz parte do sucesso!

11. Abandone pessoas NEGATIVAS.
“Seremos a média das cinco pessoas que mais convivemos.” – Jim Rohn Esta frase é suficiente para nos alertar que devemos estar próximos de pessoas melhores. Dê uma olhada em si mesmo e veja se você precisa fazer alguma mudança.

12. Nunca conseguiremos agradar a todos.
Mantenha-se autêntico e determinado aos seus planos e objetivos.

Certamente isso poderá incomodar algumas pessoas. Não se chateie ou ataque, pois isso é natural da espécie humana.

Lidar com estas situações, manter o respeito e serenidade é um belo exercício para melhorar a inteligência emocional e continuar inspirando as pessoas.

Espero que esta reflexão nos leve a nos tornarmos pessoas melhores e bem-sucedidas no sentido amplo da palavra!

Destrinchando

Destrinchando

Led Zepplin 2
Anterior

Led Zeppelin

Consequências do uso de anabolizantes 1
Próximo

Consequências do uso de anabolizantes