DestaquesDestrinchando

Belo Horizonte vai ganhar nova obra de arte pública gigante

Belo Horizonte vai ganhar nova obra de arte pública gigante

Crédito: Área de Serviço

Destrinchando

Produzida pela Pública Agência de Arte – mesma produtora que realiza o CURA – obra será realizada pelo grafiteiro mineiro Fhero no Shopping Xavante

 

Os últimos 3 anos têm sido potentes para o desenvolvimento da arte urbana de Belo Horizonte. Projetos como o CURA – Circuito Urbano de Arte e o Gentileza transformaram o hipercentro da capital em um verdadeiro museu a céu aberto. Agora essa região vai ganhar uma nova obra gigante! Toda a superfície do edifício do Shopping Xavante vai virar uma grande tela para receber um mural de 1200 metros quadrados pintado pelo artista Fhero.
A ideia partiu do administrador do Shopping Xavantes, Leonardo Furman, que queria presentear a região e o público que circula pelo shopping com uma obra de arte. Para executar a proposta, Leonardo convidou a Pública, que já tem expertise com curadoria e produção de graffitis e murais em grandes dimensões. A curadora Juliana Flores conta que encarou o convite de “envelopar” um edifício no hipercentro da capital como um grande desafio.
Fhero, artista convidado pela curadora, conta que para criar o layout do mural gigante, pesquisou imagens que representam igualdade, força e beleza. No painel que será pintado destaca-se a figura de uma mulher negra que é representada aqui com grande força. O artista explica que deseja mostrar a diversidade étnica dos grandes centros urbanos. Os círculos simbolizam uma aliança entre a humanidade, um pacto pelo respeito a diversidade e o respeito às mulheres. A escolha das cores simboliza a diferença e o contraste existente em uma nação. O dourado, por exemplo, simboliza a riqueza imaterial do nosso povo, e isso também vem repleto de beleza. O objetivo dessas cores contrastantes é voltar a atenção da população que caminha diariamente pelas redondezas para essa pintura. Na lateral maior, localizada na av. Oiapoque, Fhero irá pintar dois pardais, pássaro popular e habitante de todos os centros urbanos do mundo. Para ele os pardais são também símbolo da igualdade e liberdade de quem habita o mesmo espaço.
A pintura dessa grande obra começa na próxima segunda-feira, 08 de abril e vai até o dia 23 de abril.
Leia mais:

 

 

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

 

Lucas Machado

Lucas Machado

Escritor, profissional de Marketing e Comunicação.

Anterior

Chia e Limão em jejum queima a gordura sem exercícios físicos

Próximo

Dieta anti-inflamatória no tratamento da celulite