DestaquesDestrinchando

Bebidas alcoólicas e massa muscular

Bebidas alcoólicas e massa muscular

Destrinchando

Por Blenda Girardi

 

Já falamos aqui, junto aos profissionais correspondentes, sobre o tanto que as bebidas alcoólicas podem interferir negativamente numa dieta saudável. Mas hoje, em especial, trataremos brevemente, com a fundamental ajuda da nutróloga e médica da prática ortomolecular Claudia Toledo, a respeito da interferência do álcool na massa muscular; essa que, principalmente entre os homens, é bastante desejada nas academias.

Quem nunca pensou: ‘ah, um copinho apenas não tem problema’; um alerta. Segundo a doutora Cláudia, diferente de outros alimentos que podem até ser liberados uma vez ou outra no final de semana, com as bebidas alcoólicas, o ideal seria que não fossem consumidas, devido ao tamanho da sua interferência no organismo.

E ela explica motivos para tal: “ingestão alcoólica, ainda que um copo nos fins de semana, pode comprometer a via enzimática da chamada mTor, que é um importante sinalizador da hipertrofia em resposta à sobrecarga.”

Além disso, sejamos sinceros com nós mesmos: quem vai a um ambiente entre amigos tomar unicamente um copo apenas de bebida alcoólica? Fora que, acompanhados do álcool, sempre está aquele petisco nem sempre mais saudável.

A nutróloga não para por aí: “ o álcool no organismo diminui os níveis de cortisol, que é um hormônio catabólico e antagônico à testosterona, o que também contribui negativamente para o ganho de massa muscular.”

A médica ainda citou diversos outros malefícios que o álcool acarreta em nosso corpo. E que acabam complementando um outro texto que dividimos aqui na coluna anteriormente. Com a exposição cada vez maior nas redes sociais e a ascensão por um estilo de vida saudável, cada vez mais pessoas tem deixado de consumir bebidas alcoólicas e trocado por sucos incrementados e bastante deliciosos por sinal, inclusive nas noitadas de fins de semana.

Alguns estabelecimentos, pensando à frente, para atender à essa clientela fitness que não abre mão de se divertir à noite sem a ingestão do álcool, já oferecem cartas de sucos coloridos de visual criativo e sabores diversificados nas baladas na finalidade de atender a esse público que tem crescido consideravelmente.

Com isso, sua noite e sua saúde não ficam comprometidos, garantindo uma diversão consideravelmente melhor, principalmente, ao longo dos anos.

Leia mais:

Receitas de Nutricionistas

Lucas Machado

Lucas Machado

Escritor, profissional de Marketing e Comunicação.

Anterior

O que são os rejeitos da mineração

Próximo

Atividades físicas na água