DestaquesThiago Chiericatti

Bacalhau a Gomes de Sá

Bacalhau a Gomes de Sá

Bacalhau a Gomes de Sá

Destrinchando

Por Chefe Chiericatti

“Alguns pratos tradicionais da culinária recebem o nome de seus criadores: esse é o caso do bacalhau à Gomes de Sá, receita tradicional em Portugal deste peixe, da autoria de José Luís Gomes de Sá Júnior, que nasceu no Porto a 7 de Fevereiro de 1851. Negociante de bacalhau, sediou o seu negócio num armazém da Rua do Muro dos Bacalhoeiros, na Ribeira do Porto, tendo vendido a receita ao seu colega e amigo João, cozinheiro do Restaurante Lisbonense, localizado na Travessa dos Congregados, na cidade do Porto. A receita original propõe que o bacalhau seja cortado em pequenas lascas amaciadas em leite durante cerca de uma hora e meia a duas horas e que seja cozinhado com azeite, alho, cebola, acompanhado com azeitonas pretas, salsa e ovos cozidos.

Este é um prato originário e típico da cidade do Porto, que é a capital da região Norte de Portugal, muito apreciado pelo seu sabor e requinte, normalmente acompanhado com Vinho verde tinto ou Vinho do Douro tinto. É de preparação simples e relativamente rápida.

IGREDIENTES:

600g de bacalhau cozido e desfiado •5 batatas •3 cebolas •3 ovos cozidos •60g de azeitonas verdes e pretas •Azeite a gosto •Salsinha a gosto

MODO DE PREPARO:

Cozinhe as batatas cortadas em rodelas. Retire do fogo, escorra-as bem e em seguida, frite-as em óleo quente. Reserve. Corte as cebolas em rodelas finas e doure-as em uma frigideira com um pouco de azeite. Acrescente o bacalhau, as batatas e as azeitonas. Em seguida, regue com azeite e misture bem. Para finalizar, sirva o prato com os ovos cozidos cortados em quatro partes com salsinha salpicada por cima.

Leia mais:

Peaky Blinders

Copos de Cristal para vinho

Lucas Machado

Lucas Machado

Escritor, profissional de Marketing e Comunicação.

Anterior

Isqueiros Zippo

Próximo

Quem não cola - não sai da escola