Alexandra SantosDestaques

Avaliação de Impacto

Avaliação de Impacto Avaliação de Impacto 1

O impacto de um projeto social é mensurado pelo nível de bem-estar econômico, social e político de uma comunidade. O trabalho de avaliação de impacto de um projeto de natureza social sob a perspectiva da comunicação, é do crescimento sustentável de práticas sociais consistentes voltadas para oportunidades, construção e restauração de vínculos afetivos, fortalecimento de instituições locais, potenciais comunitários e organizações não governamentais.

O Projeto social deve ser avaliado claramente diante dos interesses, sentimentos e necessidades do público-alvo, visto que o seu julgamento e opinião são elementos fundamentais neste processo. Palavras-Chave Terceiro Setor; Comunicação; Parcerias; Projetos Sociais; Sustentabilidade. Inúmeras são as habilidades que as organizações não governamentais devem possuir para executar os trabalhos de desenvolvimento social a que se propõem sem correrem no risco de negligenciar quaisquer dos aspectos que se refiram ao relacionamento entre os vários atores sociais envolvidos.

A ideia do projeto, parte de uma análise da problemática local, bem como da análise das potencialidades existentes no município que compõem a região para intervenção, ter sucesso e, o mais importante, impacto!

Impacto é toda mudança duradoura e com efeitos de longo prazo, positivos e negativos, primários e secundários, induzidos por uma intervenção de desenvolvimento, direta ou indiretamente, previstos ou não.

A ONU define projeto como “um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas para alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento por um período”. Então, como projeto social podemos entender este “empreendimento” como um esforço deliberado e planejado que busca gerar condições e perspectivas de melhoramento pessoal e social para reduzir níveis de pobreza.

A força e a riqueza de um projeto estão na capacidade de transformar coisas, situações, pessoas, instituições públicas e privadas, criar mecanismos de oportunidade de desenvolvimento social. É necessário, portanto, conhecer qual o papel que poderia ser exercido pelos diferentes atores do processo de desenvolvimento: governo, setor privado e as organizações da sociedade civil, conhecidas como do Terceiro Setor, para criar um ambiente favorável para o desenvolvimento sustentável.

Cada Instituição pode a capacidade de atuar isoladamente, porém o somatório das diversas competências e das tecnologias potencializa os recursos. Este posicionamento estratégico é uma construção histórica, pois é capaz de estabelecer laços de confiança e identificação. Não é uma ação imediata, demanda tempo! É um processo de busca adequado ao perfil, de apresentações, de negociações e conquista de relacionamentos como papel resultado da comunicação estratégica.

Leia mais:

Educação em todo lugar

O conquistador. Napoleão Bonaparte

Alexandra Santos

Alexandra Santos

Certificada PMD-Pro - Gerenciamento de projetos profissional de desenvolvimento internacional. PM4NGOS/ Word Vision Internacional / CARE Internacional

Certificada RARO PROJECT -Training Center - Gerenciamento de projetos com PRINCE 2 - FATEC Faculdade de Tecnologia DP Comércio

PRINCE 2 - RARO PROJECT Training Center.

Diretora de Projetos de Desenvolvimento Social - Instituto Relute

Hub Social - Gestão de Pessoas 1
Anterior

Hub Social - Gestão de Pessoas

10 mulheres mais ricas do mundo 3
Próximo

10 mulheres mais ricas do mundo