DestaquesDestrinchando

Avaliação de Impacto

Avaliação de Impacto

Destrinchando

Por Alexandra Santos

Avaliação de Impacto, Comunicação e Sustentabilidade

O impacto de um projeto social é mensurado pelo grau de bem-estar econômico, social e político de uma comunidade; relacionamentos restaurados e com o meio ambiente;

O trabalho de avaliação de impacto de um projeto de natureza social sob a perspectiva da comunicação e do crescimento sustentável de práticas sociais consistentes, são voltadas para a melhoria da qualidade de vida e construção de relacionamentos duradouros entre empresas, comunidades e organizações não governamentais. Projetos sociais devem ser avaliados à luz dos interesses, sentimentos e necessidades do público-alvo, visto que o seu julgamento e opinião são elementos fundamentais neste processo.

Inúmeras são as habilidades que as organizações não governamentais devem possuir para executar os trabalhos de desenvolvimento social a que se propõem sem correrem no risco de negligenciar quaisquer dos aspectos que se refiram ao relacionamento entre os vários atores sociais envolvidos. Uma complexa rede de investidores públicos e privados, comunidades inteiras, segmentos sociais, requerem estratégias eficazes de relacionamento e uma ampla
capacidade destas organizações. Enfatizar sempre a importância da apresentação dos resultados e impactos dos projetos desenvolvidos como uma forma de comunicar as suas ações de responsabilidade social.

Considera-se impacto como sendo toda mudança duradoura e com efeitos de longo prazo, positivos e negativos, primários e secundários, induzidos por uma intervenção de desenvolvimento, direta ou indiretamente, previstos ou não. A força e a riqueza de um projeto, estão na capacidade de transformar coisas, situações, pessoas, instituições públicas e privadas, criar mecanismos de oportunidade de desenvolvimento social. É necessário, portanto, conhecer qual o papel que poderia ser exercido pelos diferentes atores do processo de desenvolvimento: governo, setor privado e as organizações da sociedade civil, conhecidas como do Terceiro Setor, para criar um ambiente favorável para o desenvolvimento sustentável.

Desenvolver projetos sociais tem sempre a visão de melhorar as condições de vida de segmentos da população pobre e em situação de vulnerabilidade social. A maioria consegue, apenas, aliviar o sofrimento de forma temporária e não duradoura por várias razões, seja pela escolha errada da estratégia de intervenção, seja pela insuficiência de recursos financeiros, humanos ou técnicas, ou metodologias inadequadas, incluindo o pouco ou nenhum envolvimento e participação dos públicos beneficiários na construção da proposta, que é a pior delas, pois intervenções verticais comprovadamente, não dão resultados.

Leia mais:

Desenvolvimento Humano

 

Destrinchando

Destrinchando

Anterior

Instituto Mais Ação

Próximo

Terra Prometida