DestaquesDestrinchando

Automobilismo de BH para o mundo.

Automobilismo de BH para o mundo.

Por Jack Bala

Talvez muita gente não saiba, mas Minas Gerais é celeiro de grandes pilotos do automobilismo mundial. Cristiano da Matta e Bruno Junqueira talvez sejam os mais conhecidos.

Cristiano teve grandes participações e foi campeão em categorias de ponta do automobilismo americano, alcançando títulos na Indy Ligth e na hoje Cart, categoria de ponta de monopostos  americana e chegou a andar na Fórmula 1, pela equipe Toyota.

Automobilismo de BH para o mundo.

Outro grande nome mineiro em pistas mundiais é Bruno Junqueira. Dono de diversos títulos em várias categorias, o mineiro fez seu nome, principalmente nos EUA, onde fixou residência e ainda corre por lá.

Bruno Junqueira

Mais um nome de destaque é Rafael Matos, o Rafa Matos. Ganhou também diversos títulos no automobilismo americano, mostrando que Minas tem sim grande potencial para o automobilismo.

Rafa Matos

Na contramão desses pilotos, Minas infelizmente ainda não tem uma estrutura digna dos talentos que revelou. Existem iniciativas privadas, mas que infelizmente não suprem a necessidade dos pilotos mineiros, para que o esporte se desenvolva da forma adequada. Em 2005, chegou a ser anunciado um projeto de um autódromo onde hoje é a cidade administrativa, mas a coisa não andou.

Falta de patrocínio, de espaço apropriado, enfim, Minas Gerais ainda não tem uma estrutura onde grandes categorias possam correr e que possa fazer parte do calendário dos grandes campeonatos que hoje acontecem no país, como a Stock Car, o campeonato Brasileiro de GT (Gran Turismo), categoria em franco crescimento e que conta com os mesmos super carros que correm o mundial de GT, como Ferrari, Mercedes Benz, Lamborghini, Maseratti, Porsche entre outros super carros, a Formula Truck, provas de longa duração, como mil milhas, entre outras.

Parece que o políticos, as grandes montadoras, os fabricantes de autopeças e as concessionárias mineiras ainda não se sensibilizaram para a questão do automobilismo, pois até hoje nenhum grande projeto nesse sentido foi apresentado, sendo que o mineiro gosta e muito de automobilismo e está carente de uma grande estrutura para servir não apenas ao esporte, mas como para alavancar empregos e negócios nessa área.

 

Destrinchando

Destrinchando

Anterior

Leila Diniz

Próximo

Dancing Days