DestaquesDestrinchando

Atendimento Psicológico on line

Atendimento Psicológico on line

Psicologia Viva

 

Destrinchando

Atendimento psicológico online, o que as pesquisas dizem sobre sua funcionalidade?

O atendimento psicológico não presencial não é algo recente, já na década de 50 atendimentos por telefone eram realizados (Godlesk et al., 2008; Scharff, 2012).

O atendimento online, que teve início há mais de 10 anos, teve muita oposição e desconfiança no começo pois acreditava-se que a relação terapeuta-paciente ficaria comprometida pela falta de contato pessoal e pelo empobrecimento da comunicação não verbal durante o atendimento.

Contudo, iniciativas pioneiras bem sucedidas começaram a diluir essa preocupação (Proudfoot et al., 2011) levando ao aumento do número de profissionais que lançaram mão do recurso tecnológico para realizarem seu trabalho. Por outro lado, a nova modalidade terapêutica teve boa receptividade por parte dos pacientes.

Questionamentos sobre a efetividade do atendimento online em comparação ao atendimento  tradicional começaram a ser respondidos por pesquisas que apontaram evidencias de que o atendimento online traz resultados e amplia o acesso ao tratamento psicológico (Proudfoot et al., 2011), além de trazer como vantagens a disponibilidade, conveniência, acessibilidade, baixo custo, privacidade e redução de estigma (Cartreine et al., 2010).

Um estudo publicado na revista do Cons. Fed. de Psicologia (Pieta e Gomes, 2014) menciona diversas publicações que apontam resultados positivos do atendimento online para casos de depressão, ansiedade, fobia, transtorno do pânico, estresse pós-traumático, transtornos alimentares, transtornos aditivos e jogo patológico, psicose, apoio a refugiados e imigrantes, depressão em pacientes terminais e, para deficientes auditivos.

Além de outros estudos, que apontam que resultados similares foram encontrados quando comparados o atendimento online com o presencial tradicional.

Um estudo realizado pela Universidade de Zurich (Suíça) em parceria com a Universidade de Leipzig (Alemanha) comparou dois grupos de pacientes com depressão moderada que receberam atendimento psicológico online e presencial (31 participantes em cada grupo). O resultado do estudo revelou que o efeito do atendimento psicológico via internet pode ser tão ou mais benéfico do que o acompanhamento psicológico presencial tradicional. Após 8 semanas de tratamento, 50% dos pacientes atendidos presencialmente e 53% doa atendidos online não apresentavam mais diagnóstico de depressão.

O tratamento online também se mostrou mais duradouro após 3 meses do início do tratamento, com 57% dos pacientes tratados via internet mantiveram o quadro de melhora ,ao passo que o no grupo tratado presencialmente a manutenção dos efeitos do tratamento se deu em 42% dos participantes (Maher, 2013).

Assim, podemos dizer que o atendimento psicológico online é um modelo promissor de intervenção que já se encontra disponível há alguns cliques de você!

No portal Psicologia Viva, há vários psicólogos preparados para atender e orientar aqueles que procuram atendimento psicológico.

Sobre o Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.
Acesse o nosso sitee: www.psicologiaviva.com.br
Facebook: Psicologia Viva Brasil
Telefones: (31) 3019-7977/ (31) 97598-8706
Email: contato@psicologiaviva.com.br

Leia mais:

Escola Perestroika

Corrida de avião

Destrinchando

Destrinchando

Shampoo masculino
Anterior

Shampoo masculino

Casa Cor Minas 2
Próximo

Casa Cor Minas