Blenda GirardiDestaquesDestrinchandoFitness

Artes Marciais

Artes Marciais

Por Blenda Girardi

Centros de treinamentos especializados em lutas marciais já tiveram um público masculino maior. As mulheres têm descoberto os benefícios que o muay thai, jiu jitsu e judô, por exemplo, podem trazer para o corpo e para a mente. Mas, a procura da ala masculina por essas práticas ainda é predominante.

Apesar de parecerem atividades com forte contato bruto, a execução nas academias e centros especializados de qualidade são liderados por professores com vasto conhecimento e experiência da técnica, onde o foco é a saúde e a integridade física dos alunos.

O professor de boxe Anderson Kimo, faixa preta de Jiu Jitsu e lutador profissional de MMA, aponta um dos inúmeros benefícios que as lutas marciais proporcionam: “alívio do estresse e grande válvula de escape para raiva e frustrações e demais sentimentos ruins, melhora da agilidade e sentidos aguçados, uma vez que a pessoa aprende a estar em alerta e a ter reflexos mais rápidos, fortalecimento de vários grupos musculares ao mesmo tempo”; apenas para citar alguns.

Porém, como toda prática de atividade segura, antes de se jogar nas lutas, ou em qualquer outra modalidade física, é de fundamental importância uma avaliação física e cardiovascular, além do acompanhamento profissional adequado, é claro.

Segundo o médico do esporte Gustavo Magliocca e os lutadores Demian e Daniel Serafian, a preparação para uma luta é tão importante quanto o “combate” ou contato físico em si. Pular corda, fazer flexões e abdominais, circuitos com obstáculos, alongamento, corrida e treino de reflexo e flexibilidade acabam sendo, na prática, muito mais valiosos para o praticante do que a parte da qual se envolve a interação com o outro.

Munidos de todos esses cuidados, junto com a avaliação física e cardiovascular do seu médico, não esqueça de consultar o seu professor a respeito de quais materiais e roupas necessárias para um desempenho seguro, e vamos à luta!

Leia mais:

Fotos Blenda Girardi

MALHAÇÃO

Blenda Girardi

Blenda Girardi

Bailarina profissional há mais de 20 anos. Primeira bailarina clássica em sua companhia em Belo Horizonte/MG aos 19 anos e posteriormente, dedicou-se a todos os outros estilos de dança. (Jazz, contemporâneo, jazz funk, hip hop,
samba, musicais, etc). Formada também em Educação Física, estudante de teatro e canto atualmente.

Trabalha em programas de tv, como o ‘Domingão do Faustão’, da Rede Globo de Televisão, nos quadros que necessitam de bailarinos., fotografa como modelo para campanhas, etc.

Tem um solo show intitulado ‘Samba De Ponta’; que é um misto de samba com ballet nas sapatilhas de ponta, fazendo apresentações em eventos nacionais e internacionais. Destaque para o encerramento da Copa do Mundo de Judô, transmitido ao vivo pelo SPORTV, canais Globo.

Anterior

Boxe

Próximo

Estilos diferentes para homens descolados