ComportamentoDestaquesLucas Machado

Artes com sabor

Artes com saborArtes com sabor

Por Lucas Machado

Em busca de um antídoto que vai contra os entediantes vernissages culturais, o coletivo Kreëmart, conseguiu o imaginável: Fazer do açúcar o recheio generoso de exposições que dão o que falar.

No fim de 2006, a Revista T Style, do Jornal The New York Times, dava um sinal de que os tempos sombrios que insistiam em persistir desde os atentados contra as torres gêmeas findavam.

O motivo? Uma matéria com o curioso título Art Gâteaux anunciava para todos os cantos que a arte começava a ironizar os políticos do oriente e do ocidente. Coisa que já acontecem nos muros de grandes metrópoles a muito tempo.

No decorrer do mesmo artigo eram citados, pela primeira vez um coletivo, batizado pelo singelo nome de Kreëmart, que ousava unir artistas retumbantes – Guada Amer & Reza Farkondeh, Vik Muniz e Terezita Fernandes – ao chefe Guido Mongi para , literalmente, confeitarem na Tate Modem.

Os convidados amaram comer arte mas vocês não sabem quem eram os protagonistas das mesmas, sabores como do ex-presidente George Bush. “Eu gosto de provocar o artista para ele provocar o público” resume Raphael Castoriano, o fundador do coletivo.

Ele explica que para chegar a receita ideal e quebrar a monotonia, pensou no açúcar – “um luxo que com arte, não é necessário”. Desde então especializou-se em tirar do forno chefs diversos para chocoalhar o liquidificador cultural com a ajuda de expoentes da arte moderna.

O fermento surtiu efeito e ganharam diversos museus mundo afora. Uma atitude pra lá de sincera. É a moda da opulência e das provocações da forma e do volume. Hoje todos conhecem ações feitas pelo coletivo, porém muitos apenas por causa das redes sociais, que não deixam passar batido nenhuma ideia assim tão revolucionária.

Hoje vemos vários coletivos porém muitos repetitivos e sem muito ineditismo isso não faz com que deixem de ser legais mais os ilegais sempre foram a grande novidade.

Leia mais:

Varejo

Messias

Lucas Machado

Lucas Machado

Escritor, profissional de Marketing e Comunicação.

Anterior

Evgueni Evtouchenko

Próximo

Varejo