DestaquesDestrinchando

Km de Arrancada

Km de Arrancada.

Pouca gente sabe, como de costume aqui, onde silencio é ouro, mas Minas Gerais tem uma grande tradição nesse esporte, onde vários pilotos mineiros se sagraram campeões em diversos campeonatos nacionais e continuam fazendo bonito Brasil afora.

A arrancada é um esporte a motor, onde carros ou motos se alinham em uma pista que pode ser de 1/8 (201 metros) ou 1/4 de milha (402 metros), lado a lado, e vence quem fizer o percurso no menor tempo.

Km de Arrancada

Os carros (ou motos) são alinhados lado a lado e tem que parar em uma foto célula  que vai determinar o ponto certo do alinhamento. Existem duas lâmpadas para controle. A primeira é o “Pré-stage” que indica ao piloto a proximidade da foto célula principal, que é onde o piloto deve parar o carro. A segunda lâmpada é o “Stage”, ou seja, quando ela se acende o piloto tem que parar e aguardar a sequência de lâmpadas que vão acender e apagar e passar para a lâmpada verde, determinando assim a largada. Caso o piloto avance antes da sequência certa apagar uma luz vermelha se acenderá, mostrando que o piloto “queimou” a largada, ou seja, saiu antes da hora e aquela puxada é desclassificada.

valtinho_mb001
A arrancada é hoje em dia, o esporte automobilístico com o maior número de praticantes no Brasil, mas infelizmente ainda não se profissionalizou. Alguns praticantes contam com patrocínio, mas não se vive de arrancada, ao contrário de outras modalidades profissionais do automobilismo.

fusca arrancada

O atual recorde  brasileiro de arrancada na categoria Super Street Tração Traseira, uma das mais fortes do país, é de um carro e piloto de Belo Horizonte.

Minas sempre revelou bons carros e bons pilotos. Ainda não está como deveria, mas a iniciativa de se fazer um campeonato deve ser valorizada, pois apesar de não ser uma categoria profissional, como tudo no automobilismo, os custos não são baixos.

opala

Categorias de menor custo, como a Desafio, onde carros de rua podem competir sem exigir muito preparo, visam estimular os competidores no esporte.

Tem muita gente que, por desconhecimento, acha que um esporte onde se anda só em uma reta curta não tem graça ou “é fácil”,  como já ouvi falar.

arrancada

Mas tente domar um carro com mais de 500 cavalos, largar na hora certa, trocar de marcha no tempo certo e ainda ter que parar com segurança depois. Alguns carros são complicados até para se ligar, sendo que uma verdadeira rotina tem que ser feita para que o motor funcione bem até o momento da arrancada.

arrancada

Existem diversas categorias na arrancada, sendo que em alguma delas os carros alcançam a incrível marca de 3.000 cavalos de potência (isso mesmo, 3.000!) e passam no final da reta a mais de 400 quilômetros por hora. E não se esqueça. Lugar de correr é na pista. Dirija com segurança.

Destrinchando

Destrinchando

Anterior

Coisas de Famiglia

Próximo

Complicada e Perfeitinha