Blenda GirardiDestaquesFitnessLucas Machado

Ansiedade

Ansiedade

AnsiedadePor Blenda Girardi

Atire a primeira pedra aquele que jamais ficou ansioso por alguma coisa. A maioria das pesquisas aponta o stress e/ou a obesidade como um dos principais problemas mundiais deste século. Eu, humildemente, suspeito que seja a ansiedade. Mas afinal, o que exatamente é a ansiedade?

De acordo com o médico psiquiatra Isaac Efraim, de São Paulo, “ansiedade é uma sensação decorrente da excessiva excitação do Sistema Nervoso Central consequente à interpretação de uma situação de perigo. Parente próximo do medo (muitas vezes a diferenciação não é possível) é distinguida pelo fato de o medo ter um fator desencadeante real e palpável, enquanto na ansiedade o fator de estímulo teria características mais subjetivas.

Ainda de acordo com o doutor Issac. Vários sintomas da ansiedade podem se manifestar em nosso organismo. Taquicardia, sudorese, tremores, tensão muscular, dor de cabeça, como apenas alguns para citarmos aqui.

Para controlar esse tipo de característica biológica, geralmente ligada ao nervosismo, uma alimentação adequada e equilibrada também pode ajudar pessoas ansiosas.

Anália Barhouch, nutricionista especialista no tratamento da obesidade, afirma que os minerais e vitaminas presentes em certos alimentos podem minimizar o problema. Ela ainda reforça a importância de o indivíduo manter uma rotina de exercícios físicos e um estilo de vida equilibrado.

Anália alerta também para as bebidas alcoólicas e alimentos estimulantes, com alta concentração de cafeína, como café, chá preto, refrigerantes e energéticos: “Por serem estimulantes, estes alimentos podem induzir o sistema nervoso a uma maior liberação de adrenalina, hormônio liberado em momentos de estresse. Isso impede o relaxamento do corpo, acarretando em ansiedade”, explica Anália.

Já a nutricionista Louise Saliba, da PUC-PR, é ainda mais detalhista na relação da ansiedade com os alimentos: “Comer compulsivamente é comer sem controle. E alguns alimentos geram aconchego para a pessoa. Normalmente, são alimentos ricos em gordura e quentes, com um volume maior. Ninguém vai ter, por exemplo, uma crise de ansiedade e beliscar uma maçã cortadinha.”

Bom, com um quadro desses, infelizmente, não podemos imaginar uma consequência muito diferente do que uns quilinhos a mais. E, de novo, a alimentação nossa de cada dia pode interferir e ajudar no controle desse quadro angustiante.

A nutricionista vai de encontro com Anália Barhouch no que diz respeito que alguns alimentos têm, sim, o poder de alterar os nossos estados emocionais, mas que sozinhos, fazem muito pouco.

São coadjuvantes. Precisam estar combinados com exercícios físicos e um estilo de vida equilibrado: “Por exemplo, magnésio e vitaminas do complexo B, que ajudam na formação da serotonina. A serotonina é uma substância química que está relacionada com o humor. Tanto o positivo quanto o negativo”, explica.

Enquanto eu me informava para compartilhar este texto com vocês, logo fui querendo marcar com minha nutricionista uma consulta para tentar montar para mim um cardápio focado no domínio da ansiedade. Mas ok. Calma. Um passo de cada vez.

Faça isso também, fale com seu nutricionista. Saúde é viver, comer, pensar e agir melhor, com qualidade. Em tempos de ‘para ontem’, paciência virou virtude. Talvez, para os mais jovens, paciência seria
sinônimo de fraqueza. Se me permitem, para mim, ser paciente hoje, é ter personalidade.

Blenda Girardi

Blenda Girardi

Bailarina profissional há mais de 20 anos. Primeira bailarina clássica em sua companhia em Belo Horizonte/MG aos 19 anos e posteriormente, dedicou-se a todos os outros estilos de dança. (Jazz, contemporâneo, jazz funk, hip hop,
samba, musicais, etc). Formada também em Educação Física, estudante de teatro e canto atualmente.

Trabalha em programas de tv, como o ‘Domingão do Faustão’, da Rede Globo de Televisão, nos quadros que necessitam de bailarinos., fotografa como modelo para campanhas, etc.

Tem um solo show intitulado ‘Samba De Ponta’; que é um misto de samba com ballet nas sapatilhas de ponta, fazendo apresentações em eventos nacionais e internacionais. Destaque para o encerramento da Copa do Mundo de Judô, transmitido ao vivo pelo SPORTV, canais Globo.

Anterior

Prato Chileno

Próximo

Samuel Wainer