Carolina Neves Neiva

AMOR E AMIZADE

AMOR E AMIZADE

22ad7465d6707af71527ce68c3612cf0

Por Carolina Neves Neiva

Como saber

Amor, amizade, simpatia e semelhança: esses sentimentos são os momentos mais brilhantes da nossa vida. Eles tornam-se a fonte de alegria e energia positiva, mas podem se tornar a razão de grandes problemas e desilusões ao mesmo tempo. É importante conhecer as noções desses sentimentos e suas características para evitar possíveis erros. Muitas vezes falta de conhecimento neste campo pode levar a mal entendidos e, finalmente, a pobres ou mesmo trágicas consequências.

Às vezes as pessoas misturam amor e amizade ou amor e paixão ou atração sexual. Todos esses sentimentos são importantes e refletem diferentes aspectos de nossa vida, mas nem todos eles são suficientes para criar uma família. Para as pessoas comuns é difícil fazer uma avaliação da diferença entre amor e amizade. Os profissionais também não compartilham opinião comum sobre este assunto. Então como vamos saber quando é amor ou amizade??

Em primeiro lugar, o amor e a amizade são relacionamentos, que exigem tempo, esforço e muitas outras características, que formam um relacionamento mútuo. Ambos, amor e amizade assumem envolvimento emocional, cuidado, respeito e devoção. Ambos os sentimentos sofrem transformações com o fluxo de tempo e passam por diferentes estágios.

Você pode ter vários amigos, mas situações de estar em relacionamentos amorosos com várias pessoas são muito raros e são considerados um pouco fora do padrão em certas comunidades. Já em outras podem ser consideradas como uma forma habitual e normal, pois as crenças sejam elas religiosas ou do lugar, permite tal, relacionar algo normal. Esta é uma das diferenças entre amor e amizade. Outra diferença incontestável entre amor e amizade é a atração sexual.

A amizade geralmente não assume qualquer atração sexual em tudo e a maioria das formas de amor (no contexto da relação entre as pessoas que estão no amor) incluem atração sexual. O amor pode ser recíproco ou não, e neste campo se expressa mais como uma atitude. É difícil imaginar amizade recíproca. Ou existe ou não. A amizade é antes uma relação, que emerge na articulação de várias esferas, isto é, emocional, mental, físico, etc.

Como podemos ter certeza, é difícil explicar a noção de amor ou amizade. Torna-se ainda mais difícil, quando começamos a falar sobre o verdadeiro amor. Não existe uma definição distinta de amor verdadeiro. É um sentimento subjetivo e significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Como qualquer sentimento ou atitude, ele tem uma natureza empírica (vivida) e pode ser mais sentida do que explicada.

É um fato comum, conhecido, que as palavras contêm apenas a forma do pensamento ou sentido, que colocamos neles e pensando sobre a explicação do amor verdadeiro e tentando colocá-lo em palavras, perdemos a coisa principal – sentimento empírico. Sendo um sentimento, o verdadeiro amor pode ter diferentes meios de realização e possuir diferentes formas.

Para uma pessoa, o verdadeiro amor pode ser um envolvimento completo na relação e compartilhar cada momento da vida juntos. Para outra pessoa, o verdadeiro amor pode significar uma completa liberdade. E ambos estarão certos, pois o verdadeiro amor pode ter tantas manifestações, que torna simplesmente impossível colocá-lo em limites rígidos ou em algumas formas definidas.

Para mim, há uma coisa que distingue qualquer relacionamento saudável e positivo, seja o amor ou a amizade. É um tipo de relacionamento ou sentimento, o que faz você mais feliz, traz novas emoções positivas e sentimentos, mesmo nos períodos de conflitos e mal-entendidos, que são parte inevitável de qualquer relacionamento. Lembrando de que todo e qualquer relacionamento tem como base fundamental respeito e lealdade.

Carol Neves Neiva

Carol Neves Neiva

Psicóloga clínica especializada em psicóloga hospitalar.
Life coaching.
Atuo na área de motivacional a 6 anos.

Anterior

CORTES DE CABELO MASCULINO

Próximo

KID VINIL