DestaquesDestrinchando

Alimentos vilões: saiba quais podem danificar os dentes

Alimentos vilões: saiba quais podem danificar os dentes

Destrinchando

A saúde bucal pode ser prejudicada por meio da adoção de uma má alimentação

 

Muito se sabe sobre os alimentos que possuem grande potencial para causar as temidas cáries nos dentes. Balas, chocolates, refrigerantes e doces em geral, estão do topo da lista das principais comidas que influenciam no surgimento das doenças cariosas. Porém, as guloseimas não são as únicas que podem comprometer a saúde bucal.

 

O esmalte dentário pode se enfraquecer por diversos motivos, um deles é o consumo diário de alimentos ricos em ácidos, ou que possuem uma forte pigmentação, pois eles podem provocar um grave desgaste dos dentes. Segundo o cirurgião-dentista e especialista em endodontia e ortodontia, Carlos Cordeiro, as pessoas devem ter mais atenção ao que ingerem. “Além das manchas, os chamados cromogênicos –alimentos com um alto teor de pigmentação – também podem contribuir para o desgaste do esmalte dos dentes. Esse problema acaba fazendo com que as bactérias se instalem com maior facilidade e assim surgem problemas como a cárie e o tártaro. Estas condições exigem cirurgias mais intrusivas”, afirma.

 

Os alimentos vilões muitas vezes já são conhecidos, mas as informações sobre eles não são muito disseminadas. O vinho, por exemplo, tem um alto teor de pigmentação e acidez. Estas características muitas vezes fazem com que o desgaste se torne praticamente inevitável, mesmo com a realização da higienização correta dos dentes. “Os carboidratos também são alimentos de grande potencial para o início de contaminações bacterianas. Quando ingeridos, estas comidas aderem aos dentes, e o açúcar presente em suas composições pode reagir junto as bactérias, o que acaba levando ao desenvolvimento da cárie”, explica.

 

Dentre os maiores ocasionadores da cárie, o álcool e os refrigerantes em geral, devem ser consumidos com moderação, sempre acompanhados por uma higienização bucal adequada. Além disso, o famoso cafezinho também é apontado como um dos potenciais implicadores no desgaste dental, assim como os chás de coloração mais escura. “O que sempre deve ser feito, é se manter atento a quantidade dos alimentos, a escovação dos dentes e aos cuidados bucais. De forma geral, não é necessário se abster de todos os alimentos, mas, moderar o consumo e redobrar a atenção com a assepsia bucal”, pondera.

 

Para garantir a saúde dos dentes e ainda assim aproveitar os alimentos e bebidas, não se pode descuidar da escovação. “É ela quem garante a eliminação dos ácidos e compostos corantes que permanecem presentes na língua, bochechas e gengiva, além de impedirem a proliferação bacteriana nos dentes”, conclui.

Leia mais:

Fobia social: Saiba como identificar e vencer a doença

Lucas Machado

Lucas Machado

Escritor, profissional de Marketing e Comunicação.

Anterior

Bazar de luxo New Owner

Próximo

A REAL INTERPRETAÇÃO DA OBRA: O GRITO