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AÇÚCAR REFINADO

AÇÚCAR REFINADO

AÇÚCAR REFINADO

Por Blenda Girardi

Sempre coladinha na minha nutricionista, seja devido ao meu trabalho, que me exige uma alimentação específica, muito mais pela minha saúde, só depois dela ter cortado o açúcar industrializado da minha dieta foi que notei, entre tantos outros pontos positivos, algo em especial que me chamou a atenção meses depois. E que me motivou a consideravelmente a parar definitivamente com a ingestão de açúcares refinados. E não estou falando somente dos resultados na balança ou uma pele visivelmente mais limpa. Destaco, desta vez, a sensação de cansaço, de sonolência após comer muitos docinhos ou uma refeição altamente regada a carboidratos.

Mesmo passado muitos meses já com a ingestão de carboidratos absolutamente menor em minha dieta, só entendi que minha disposição ficou melhor influenciada pela baixa de açúcares quando minha nutricionista, em uma de nossas consultas regulares, me perguntou: Notou se você ficou mais disposta? Foi quando ela me esclareceu a respeito e decidi compartilhar com vocês.

A nutricionista Ana Huggler explica que sim, hábitos alimentares irregulares podem influenciar negativamente na realização de outras tarefas, devido a sintomas de cansaço e sonolência durante o dia. Embora muitos ainda acreditem que o açúcar contribui para uma elevação de energia, essa disposição é apenas momentânea, conforme a nutricionista explica: “Os doces elevam a glicemia muito rapidamente podendo oferecer disposição. Mas o efeito passa rápido e a sensação de energia é substituída pelo cansaço, já que após a liberação de insulina, os níveis de glicose no sangue ficam menores“.

Então, o que exatamente devemos evitar para que esse efeito não nos comprometa? Existe alguma forma de reconhecer os alimentos que podem contribuir para esse cansaço e sonolência? “Gorduras saturadas, frituras, carne vermelha gorda são de difícil digestão, porque necessitam que o organismo tenha um gasto energético muito grande para sua metabolização”, aponta a nutricionista.

Identificados os alimentos que podem nos deixar mais sonolentos, ou menos dispostos ao longo do dia, Huggler comenta ainda que refeições predominantemente pobres em nutrientes, ou com elevados níveis de carboidratos simples, também devem ser analisados junto ao profissional.

O que respondeu em mim, pode responder totalmente diferente em você, caro leitor. Observe-se, não tenha vergonha de argumentar nada com seu nutricionista. Acima de tudo o profissional capacitado é quem poderá descobrir o que é melhor a ser feito em favor da sua saúde. Consulte-o.

Blenda Girardi

Blenda Girardi

Bailarina profissional há mais de 20 anos. Primeira bailarina clássica em sua companhia em Belo Horizonte/MG aos 19 anos e posteriormente, dedicou-se a todos os outros estilos de dança. (Jazz, contemporâneo, jazz funk, hip hop,
samba, musicais, etc). Formada também em Educação Física, estudante de teatro e canto atualmente.

Trabalha em programas de tv, como o ‘Domingão do Faustão’, da Rede Globo de Televisão, nos quadros que necessitam de bailarinos., fotografa como modelo para campanhas, etc.

Tem um solo show intitulado ‘Samba De Ponta’; que é um misto de samba com ballet nas sapatilhas de ponta, fazendo apresentações em eventos nacionais e internacionais. Destaque para o encerramento da Copa do Mundo de Judô, transmitido ao vivo pelo SPORTV, canais Globo.

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