DestaquesDestrinchando

Abadia de Melk na Áustria, patrimônio Cultural

Abadia de Melk na Áustria, patrimônio Cultural

Destrinchando

Por Rachel Capucio

Melk é uma charmosa cidadezinha debruçada no Rio Danúbio, na Áustria. Mas a maioria dos turistas a conhecem por possuir um patrimônio da Humanidade magnífico, a Abadia de Melk. Um mosteiro, onde os religiosos vivem em retiro. Mas a Abadia é muito mais que um simples mosteiro, é um dos complexos barrocos mais belos da Europa.

Gravado em uma colina sobre o Rio Danúbio, o monastério é visto de praticamente toda a cidade. Antigo palácio dos Babenbergs, ou casa de campo não se sabe ao certo, o monastério foi fundado em 1089, ou seja, há quase 1000 anos!

Tudo começou quando Leopoldo II ofereceu aos beneditinos terras e um castelo, que estes transformaram numa abadia fortificada. Mais tarde, os monges criaram uma escola e uma biblioteca. Esta foi crescendo em tamanho e importância ao longo dos séculos.

No seu scriptorium (sala de escrita) copiaram-se centenas de manuscritos com iluminuras preciosas. Sofreu incêndios, inclusive em sua famosa biblioteca, e sua versão barroca foi terminada no Sec. XVIII. Não sofreu muito nas duas grandes guerras, sendo protegido pelos seus monges, o que é um verdadeiro milagre.

Os pontos principais da Abadia são: a biblioteca e a Igreja, onde não é permitido fotografar. Para chegar até essas preciosidades, é necessário passar pelo Museu que possui relíquias, quadros e alguns objetos. O acesso é por uma escada imperial, que desemboca em um grande corredor com quadros dos soberanos austríacos, desde os Babenbergs, fundadores da Abadia, aos Habsburgos e ao último imperador da Áustria Carlos I.

Se não tiver muito tempo ou não apreciar arte religiosa, vá para a Biblioteca, que antecede a Igreja do Mosteiro. Tanto a biblioteca, como a Igreja impressionam e já valem o passeio. A biblioteca tem mais de 100 mil volumes e livros antigos, além de globos que são de enlouquecer qualquer viajante. Já a Igreja, dispensa comentários.

Leia mais:

Queda da taxa Selic: Saiba onde investir quando ela está em baixa

Rachel Capucio

Rachel Capucio

Rachel Capucio de Paula e Silva é advogada, graduada pelo Centro Universitário de Belo Horizonte(UNI-BH), pós-graduada em Direito do Estado (Universidade Anhanguera/Uniderp) e em Ciências Criminais ( Faculdade de Direito Padre Arnaldo Janssen).

Anterior

Queda da taxa Selic: Saiba onde investir quando ela está em baixa

Próximo

Jogos Olímpicos 2020: As inovações no Marketing digital