DestrinchandoLucas Machado

Ellen von Unwerth

Ellen von Unwerth

Ellen von Unwerth

Por Lucas Machado

Ela é provocativa, tem uma visão erótica que retrata sexo sem cair no vulgar e o seu trabalho retrata mulheres bem resolvidas, dominantes e repletas de glamour. Quem é ela? Ellen Von Unwerth, uma conceituada fotógrafa alemã, considerada uma das mais originais em se tratar de fotografia de moda. No seu currículo passam capas, campanhas desde Guess, Arena até Interviem, Vanity Fair, The Face, I-D, enfim, todas as revistas internacionais que realmente são importantes no mundo fashion.

Ellen von Unwerth

 

A alemã passou pela carreira de modelo até resolver ir para trás das câmeras. Sua experiência diante das câmeras ajudou a passar confiança para quem hoje ela fotografa, com um estilo bem próprio, imagens granuladas, em preto-e-branco ou cores saturadas.

 

Recentemente foi responsável pela direção de arte de fotografia do álbum “Blackout”da cantora e pop star Britney Spears. Suas fotografias sempre fizeram tanto sucesso que em 1991 Von Untweth recebeu o primeiro prêmio no Festival Internacional de Fotografia fashion.

A fotógrafa atua também como diretora de curtas, videoclipes, como: Eletric Barbarella, Femme Fatale de Duran Duran, Ain’t Nothing But a She Thing, do Salt-N-Pepa e o filme Inferno.

Depois de ser convidada para fotografar uma campanha da Forum, no Rio de Janeiro, em 1995, ela levou Shirley Mallman para o mercado internacional. Anos depois, lançou Adriana Lima. Se no início ela chegou a ser comparada com Helmut Newton e virou uma das mais queridas da mídia, hoje Ellen leva um perfil mais discreto, ainda fotografando para várias revistas, mas com suas imagens sendo também expostas em galerias de arte em todo mundo. No ano passado, ela lançou o livro Revenge, com uma mostra na Staley Wise, de Nova York.

 

Lucas Machado

Lucas Machado

Escritor, profissional de Marketing e Comunicação.

Anterior

Realidade

Próximo

Rock and Roll Hall of Fame