DestrinchandoLucas Machado

A Máfia

A Máfia

Por Lucas Machado

O termo máfia foi usado pela primeira vez através de um relatório feito pelo então prefeito da cidade de Palermo na Itália, Fillipo Gualtério. O texto continha o termo “Máfia”, para descrever associações criminosas com ramificações em vários segmentos e tratado de geração em geração. O registro oficial ainda não se tem a certeza, mas já haviam as mesmas atividades na época medieval.

A Sicília é uma região muito cobiçada pela sua localização na parte central do mediterrâneo. A patir do século 19 essas famílias se transformaram em organizações fortes e estruturadas, que cobravam “proteção” dos proprietários locais. Copiaram da maçonaria rituais e criaram um código de conduta com incrível capacidade de crescimento.

O historiador Salvatore Lupo, autor do livro “A história da máfia: das origens aos nossos dias”, destaca em seu livro que a solidez e violência disfarçada são características das organizações, tanto as do passado como as de hoje.

Mas todas as máfias tem algumas características bem marcantes que se diferem do crime organizado como se vê no Brasil. São realmente fundamentadas em uma ideologia que lhe permitem sobreviver à morte ou à prisão de seus membros. Na Itália onde realmente existem várias e de onde se originou, todos os itntegrantes são denominados homens de honra. Suas ações consistem no bom relacionamento com a comunidade como comprar o respeito dos mais pobres, dos políticos e da polícia. E como característica principal mantém a longevidade atuando em diferentes negócios passando de família para família. O que faz diferenciar, entre outros aspecto,s a Japonesa Yakuza, do Comando Vermelho e PCC, a siciliana Cosa Nostra, dos catéis Colombianos. LM

A Máfia

Lucas Machado

Lucas Machado

Escritor, profissional de Marketing e Comunicação.

Anterior

Clichês

Próximo

Mademoiselle Coco Chanel