Alexandra SantosDestaques

5 dicas escrever um projeto social

5 dicas escrever um projeto social

5 dicas escrever um projeto social 1

 

Destrinchando

É Sempre um desafio para grande parte das organizações da Sociedade Civil, elaborar projetos sociais. Tema muito recorrente nos cursos voltados para o terceiro setor.

Além de cumprir os pré-requisitos de um edital, é preciso ter claro o compromisso do projeto em termos de resultado e quais os caminhos concretos para se chegar até lá.

1 – Propósito e clareza

Um projeto existe para provocar mudanças e trazer uma contribuição real para a determinada comunidade atendida, público alvo, ou mesmo a causa social. Ter claramente os objetivos esclarecidos no qual deseja alcançar. Sem isso, correm o risco de investir indevidamente o tempo e recurso valioso.

O Objetivo expressa mudança, transformação e não a ação que será executada ao longo do projeto. Um plano realista de ação.

2 – Criatividade

Ir por caminhos não percorrido é importante não só para destacar dentre tantos projetos, mas para alcançar, mas como também para alcançar resultados mais efetivos. Muitos financiadores são abertos para novas possibilidades de provocar mudanças e influenciar a sociedade. Libertar-se dos padrões já conhecidos, é uma dica em se ousar!

3 – Indicadores de avaliação

É realizada depois que o projeto se encerra. Serve para descobrir quais foram as mudanças que o projeto provocou e também o que será necessário alterar para fazer posteriormente em um novo projeto. Cada objetivo do projeto possui um ou mais indicadores que respondem algumas perguntas, no qual evidenciará concretamente que o objetivo foi atingido.

4 – Plano de Ação

Contempla as ações que serão realizadas para alcançar o objetivo proposto, considera-se o tempo de duração do projeto. O Plano de ação deve indicar o caminho que será percorrido para chegar ao objetivo do projeto. Mostra assim como as ações se relacionam e em qual ordem elas acontecem.

5 – Continuidade do Projeto

Apesar de saber que todo projeto tem início meio e fim, seus resultados e aprendizados gerados, permanecem e influenciam a organização e outros projetos/programas futuros.

É importante explicar em quais as condições essa continuidade é possível ocorrer. Continuidade não significa fazer o projeto realizado anteriormente, de novo. Bom sempre ampliar o olhar sobre potencialidades, influencias, e continuidade do seu projeto.

Leia mais:

Los Angeles – Califórnia

Perestroika Chave Mestra

Mães da Praça de Maio

 

Alexandra Santos

Alexandra Santos

Certificada PMD-Pro - Gerenciamento de projetos profissional de desenvolvimento internacional. PM4NGOS/ Word Vision Internacional / CARE Internacional

Certificada RARO PROJECT -Training Center - Gerenciamento de projetos com PRINCE 2 - FATEC Faculdade de Tecnologia DP Comércio

PRINCE 2 - RARO PROJECT Training Center.

Diretora de Projetos de Desenvolvimento Social - Instituto Relute

Aumente a visibilidade do seu negócio
Anterior

Aumente a visibilidade do seu negócio

7 dicas para avaliação do impacto do seu projeto social
Próximo

7 dicas para avaliação de impacto do seu projeto social